Não é novidade que com passar dos anos nossa pele envelhece, ganha linhas de expressão, flacidez, manchas e um ressecamento. A partir dos 35 anos não produzimos mais colágeno, é comum que o incomodo com o espelho comece a partir dessa idade.

Mas a falta da produção de colágeno não é a questão principal. Os cuidados anteriores e até mesmo do dia a dia conta muito com o envelhecimento da pele, nossos hábitos dirão se esse envelhecimento será mais rápido e drástico ou se será mais lento e menos agressivo.

Hábitos simples e que desconhecemos, são fundamentais para a saúde da nossa pele.

As junções deles com tratamentos e produtos estéticos só aumentam o benefício de manter a pele saudável e bonita, independente da idade.

Confira algumas dicas de alimentações e até mesmo situações comuns e vividas no cotidiano que podem ajudar a retardar o envelhecimento da Pele.

  • Estresse

O estresse diminui nossas defesas e nossa pele fica sem a proteção que necessitamos para evitar algumas doenças e infecções. Quando estamos no auge do estresse nosso emocional altera nossos hormônios e é comum o surgimento de herpes, acnes, alergias, uma pele mais oleosa, manchas em casos de estresse mais  agudo, o surgimento de doenças mais graves até como o vitiligo.

  • Dormir mal

Quando estamos dormindo, produzimos hormônios, como a melatonina, por exemplo, que é um hormônio que acalma, descansa e repara nosso organismo. A insônia causa um desconforto e estresse, pois o descanso que o organismo necessita não acontece e isso gera resultados que incomodam. Além do estresse citado acima, aparecem as olheiras e uma pele sem brilho e sem vida.

  • Alimentação excessiva de gordura e açúcares e não uma alimentação rica em vitaminas

Tudo que é consumido em excesso não faz bem. Com o açúcar, obviamente não seria diferente. Além de ser prejudicial em vários aspectos, ele é vilão no processo de envelhecimento celular. O que chamamos de “glicação”. A ligação dele com as proteínas da pele, como o colágeno, provoca sua rigidez. Com isso ela perde a elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas. Já o excesso no consumo de gordura, gera um acumulo no tecido subcutâneo causando as celulites e as indesejadas gordurinhas localizadas.

Os radicais livres são inimigos da Pele. Quando temos uma alimentação rica em vitaminas, vegetais e cereais estamos nos protegendo deles. As substâncias ativas encontradas nestes alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação destes radicais. Priorizar alimentos ricos em Vitamina C, A, E. Além de dar preferencia aos alimentos frescos e não industrializados.

  • Sedentarismo

A prática de exercícios físicos é importantíssima não só para o corpo e para a saúde física, como para a saúde da pele. Com o aumento da circulação sanguínea, o estresse diminui, a qualidade do sono melhora muito e é uma forma benéfica de combater a gordura localizada, celulite e a flacidez.

  • Tomar bastante água.
  • Usar protetor solar pelo menos duas vezes ao dia.
  • Remover a maquiagem e lavar o rosto antes de dormir.

 

Creme para a pele

 

São hábitos que estão em nossas mãos, para adotar ou abandonar. Eles ajudarão na prevenção do envelhecimento da pele. Como disse anteriormente se juntarmos esses hábitos com cuidados estéticos, os resultados serão potencializados.

Caso você já esteja com sua pele maltratada, nunca é tarde para adotar esses novos hábitos e optar pelos tratamentos estéticos que podem amenizar muito as marcas do tempo e da falta de cuidados adequados.

Conheça mais sobre os tratamentos indicados para essa prevenção clicando no link

http://www.clinescultural.com.br/dicas-de-saude/como-evitar-o-envelhecimento-precoce.